As Câmaras Municipais foram instituídas no Brasil a partir de 1532, época do Brasil Colônia. Portugal implantava as câmaras como representatividades das vilas, tendo a Vila de São Vicente se tornado marco inicial da história da instituição.
Nesta época as funções da câmara eram amplas com responsabilidade sobre a coleta de impostos, regulamentação de profissões e ofícios do comércio, zelar pelo patrimônio público e ainda criar e gerenciar prisões. Essas atividades eram justificadas pela ausência da figura do prefeito, que não existia.
Com a independência do Brasil, as atividades das câmaras foram reduzidas. A Constituição de 1824 centralizou o poder nas mãos do império e determinava que os vereadores exercessem mandados de quatro anos, com o mais votado assumindo a presidencia da câmara.
Duro golpe veio com a Proclamação da República, quando as câmaras foram dissolvidas. Os governadores trocaram o órgao pelos “Conselhos de Intendência”. Os membros desses conselhos eram nomeados pelos governadores. No ano de 1905, foi criada a figura do “intendente” que permaneceu até 1930, na conhecida era Vargas. A revolução ocorrida em 1930 trouxe de volta as câmaras de vereadores. Nesta mesma época foram criadas as prefeituras e estas passaram a ter o papel fundamental de casa legislativa.
Nao demorou muito e o legislativo sofreu mais um duro golpe. Entre os anos de 1937 e 1945, com o advento do Estado Novo, as câmaras foram fechadas e o poder legislativo extinto. A volta do regime democrático no País, em 1945 trás de volta as câmaras municipais que permanecem até os dias atuais.
Fonte de Pesquisa: Wikipédia
A CÂMARA MUNICIPAL DE CEDRO
O Poder Legislativo de Cedro foi criado no ano de 1922, juntamente com a criação do município. Atualmente é composto por 11 vereadores e funciona na rua Valder Viana, 160, no centro da cidade, aberto diariamente das 7h00 às 13h00, de segunda à sexta-feira, com Reuniões Ordinárias todas às segundas-feiras, com início às 14h00h.
O Portal do(a) Câmara Municipal de Cedro utiliza cookies para melhorar a sua experiência,
de acordo com a nossa Política de Privacidade,
ao continuar navegando, você concorda com estas condições.