Recuperação de estradas vicinais e preocupação com a Covid-19 foram destaques na sessão da Câmara

#Sessões POR STRAUSS 03 DE MAIO DE 2021

A Câmara de Vereadores de Cedro, se reuniu na Sessão Ordinária nessa sexta-feira, 30 de abril, com trabalhos sob a presidência do vereador Gilberto Barbosa, cumprindo papel democrático de serviço à população.

Vereadora Adrianna Costa Silva (PDT)

A vereadora Adrianna Costa Silva agradeceu ao prefeito, Joãozinho de Titico e ao secretário de Infraestrutura, Marcos Pitombeira, pelo conserto na pavimentação na estrada na entrada da localidade de Agrovila. Ela comunicou que esteve em várias comunidades durante a semana verificando as demandas sobre estradas e solicitou reforma para o prédio da escola da comunidade de Umari Torto.

Vereador Antônio Hélio Diniz Bezerra (PP)

O vereador Antônio Hélio Diniz Bezerra falou sobre suas Moções apresentadas, lamentando as perdas para a Covid-19 e desejou o pronto restabelecimento do colega Francisco Juceza Teixeira Felipe. Ele defendeu indicação de sua autoria para implantação de energia solar em todos os prédios públicos do município e solicitou o trabalho de rejuntamento com cimento do calçamento em pedra tosca em frente à Igreja da localidade de Caiana. O edil parabenizou o prefeito municipal, Joãozinho de Titico, por ter anunciado que receberá os professores para tratar do recurso dos precatórios, informou que protocolou ofício na secretaria de Educação solicitando informações sobre merenda escolar. Ainda falou sobre a quadra do Mosquito lamentando a paralisação da obra já há cinco meses apelando a líder do prefeito para levar o caso a ele para a devida providência.

Vereador Cícero Evaldo da Silva - Barel do Povo (PDT)

O vereador Cícero Evaldo da Silva (Barel do Povo) desejou o restabelecimento do colega Dr. Juceza, que se recupera da Covid-19, e solidarizou-se com as famílias que perderam ente queridos na semana. Ele defendeu requerimentos de sua autoria, sendo o de número 140/2021 para a iluminação no canteiro central da rua Valdemir Albuquerque, no Jardim Afonso Celso, e o de número 141/2021 para que seja construída uma pista de caminhada indo da Praça da Matriz até o Cedro II. Ele parabenizou o prefeito, Joãozinho de Titico, pelo trabalho de reparos em pontos críticos nas estradas.

Vereador Gilberto Barbosa de Oliveira (PDT)

O vereador Gilberto Barbosa de Oliveira falou sobre o momento de apreensão pela pandemia, mas antes felicitou o servidor da Câmara de Vereadores, Ítalo Adão pelo seu aniversário. Desejou restabelecimento breve da saúde do colega Dr. Juceza, assim como do servidor Teotonho.

O parlamentar anunciou resposta da Secretaria de Trabalho e Ação Social ao requerimento do vereador José de Araújo Manzolillo Lobo, já disponível na Casa. Falou sobre o trabalho de acompanhamento das reformas das estradas vicinais, citando as comunidades de Santa Rita, Jatobá e Pedregulho. Gilberto Barbosa defendeu requerimento de sua autoria para que seja feito um plano de trabalho objetivando a realização de um estudo e posterior execução na colocação de placas de identificações de ruas, naquelas que houve mudanças fazer a alteração e colocação em todas as ruas do distrito de Santo Antônio. Com o Requerimento 143/2021, ele pede que seja elaborado um plano de trabalho e posterior execução para colocação de luminárias nos postes da rede de baixa tensão nas comunidades de Marreca, Cobra e Juá, no distrito de Santo Antônio. Ele parabenizou a todos os trabalhadores pelo 1º de Maio, Dia do Trabalho.

Vereadora Marta Xirleide Alves Figueiredo Diniz (PDT)

A vereadora Marta Xirleide Alves Figueiredo Diniz expressou felicidade pela recarga do açude Ubaldinho, resultado das chuvas caídas na região, defendeu seu requerimento que pede a limpeza no açude do sítio Jatobá, assim como o patrolhamento nas estradas do sítio Carrasco. Ela parabenizou os trabalhadores pelo Dia do Trabalho (1º de Maio). Também desejou restauração da saúde do colega Dr. Juceza Teixeira Felipe.

Vereador Matheus Guedes Araújo (PDT)

O vereador Matheus Guedes Araújo desejou boa recuperação ao colega Dr. Juceza e parabenizou a todos os trabalhadores. Parabenizou seu irmão, Airton Filho. O parlamentar falou da alegria com a recarga do açude Ubaldinho que está prestes a sangrar. "Um verdadeiro espetáculo", comentou. O vereador lamentou as perdas de vidas nos últimos dias pela Covid-19, solidarizando-se com as famílias enlutadas. Ele falou sobre a vacinação da Covid-19, dizendo ser favorável que o Governo do Ceará disponibilize vacinação para os professores das redes privada e pública de educação. O vereador assegurou requerimento para o conserto do calçamento da Agrovila, próximo à residência de João do Peixe. Ele concordou com a PL 2564/2020 para o piso salarial dos enfermeiros.

Vereadora Tereza Wyana Ferreira Viana (PT)

A vereadora Tereza Wyana Ferreira Viana parabenizou os profissionais da área de saúde pelo empenho no combate a pandemia. Depois, ela parabenizou os aniversariantes da semana, solicitou Moção de Pesar pelo falecimento do senhor João da Oficina, apresentando pêsames aos familiares. A vereadora falou sobre a merenda escolar, dizendo que cinco lotes dos sete estão dentro da normalidade, com pendências apenas em dois. Ela informou sobre o aumento do número de casos de coronavírus, anunciando uma ação pela Secretaria de Saúde nas ruas do centro da cidade para orientação aos populares na próxima semana. Também disse que chegará a décima quarta remessa da vacina contra a Covid, expressando preocupação com a elevação de casos. A vereadora parabenizou o gestor municipal pelo compromisso em todos os setores, inclusive com o pagamento em dia dos servidores. A parlamentar informou a internação de nove pacientes no Hospital Zulmira Sedrin de Aguiar. Ela fez referência e parabenizou a todos os trabalhadores pelo Dia do Trabalho.

13ª Sessão Ordinária Ano 2021 - Câmara Municipal de Cedro